sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

ANO INTERNACIONAL DA QUÍMICA


As Nações Unidas, na sua 63ª Assembleia Geral, aprovou a proposta da IUPAC -International Union of Pure and Applied Chemistry (União Internacional de Química Pura e Aplicada), que já fora anteriormente acolhida pela UNESCO - United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), para designar 2011 como International Year of Chemistry (Ano Internacional da Química - AIQ). A designação foi divulgada em dezembro de 2008.

Num comunicado de imprensa conjunto anunciando o fato, a UNESCO e IUPAC salientaram que o Ano Internacional da Química - AIQ permitirá celebrar as contribuições da química para o bem estar da humanidade. Parte desta decisão deveu-se porque em 2011 será comemorado o 100º aniversário do Prêmio Nobel em Química para Marie Sklodwska Curie.

Em nível internacional podemos considerar como o grande momento de comemorações a realização em Porto Rico de 30 de julho a 7 de agosto de 2011 da 43rd IUPAC World Chemistry Congress (www.iupac2011.org) que contará com a presença de sete Prêmios Nobel de Química.

Em nível nacional, os conselhos profissionais, sindicatos, associações, empresas e indústrias químicas tiveram em 2009 o período de formatação e organização e em 2010 a divulgação de suas programações.

A Associação Brasileira de Química – ABQ, programou uma série de atividades, algumas em nível nacional, outras em nível estadual; algumas de forma independente e outras em parceira com o Conselho Federal de Química e com Conselhos Regionais, e ainda em parceria com outras instituições.

As atividades são:

Lançamento do Premio Professor Arikerne Sucupira em março no Rio de Janeiro.
Lançamento da publicação Manual de Segurança Química em Laboratórios em abril no Rio de Janeiro.
Realização do Workshop de Segurança Química em Laboratórios em maio no Rio de Janeiro.
Realização do Seminário sobre Meio Ambiente em junho em Vitória.
Realização do Encontro de Profissionais da Química do Nordeste em setembro em Fortaleza.
Realização do Encontro sobre o Ano Internacional da Química em outubro em São Luís.

  • DESCRITIVO DOS EVENTOS

Premio Professor Arikerne Sucupira - A Associação Brasileira de Química informou a Comunidade Química em 10 de outubro de 2010 durante a Solenidade de Abertura do CBQ 2010 a criação do Premio Professor Arikerne Sucupira. Trata-se de um fundo subsidiado por doação da família do falecido professor, além de outros recursos captados também em forma de doação, sob a gestão da ABQ, com o propósito de atender a alunos de graduação em Química que tenham dificuldades de obter recursos para aquisição de livros, computadores, programas, participação em cursos de extensão, participação em eventos no Brasil ou no exterior, para citar apenas algumas possibilidades. Os recursos serão sempre a fundo perdido e liberados a partir de uma solicitação que obedecerá a critérios estabelecidos em um Regulamento e sob controle de um Comitê Gestor. Todos os recursos utilizados para o Premio serão captados com esse fim.

Manual de Segurança Química em Laboratórios
- A questão da Segurança notadamente em laboratórios ensino de Química tem sido um fator de preocupação constante no âmbito da ABQ. Apesar da não existência de dados consistentes no que tange a questão da segurança em laboratórios de ensino de química, ao longo dos anos temos percebido a existência de algumas ações mais consolidadas nas instituições federais, notadamente nas Escolas Técnicas, Universidades e Institutos Federais. A mesma visão não fica clara quando focada nas instituições de ensino de outras esferas, aqui incluídas as instituições estaduais e privadas. Assim, a ABQ identifica como fundamental a elaboração, publicação e distribuição de um manual que tenha como foco a Segurança Química em Laboratórios de Ensino, com linguagem apropriada para a atividade e que possa se tornar uma fonte de consulta inicial para as instituições que queiram implantar um modelo de sistema de gestão de segurança química, o que irá também contribuir para a gestão ambiental, já que consideramos que os temas são complementares em vários aspectos. O material não será comercializado e sim distribuído as Escolas, sempre com uma apresentação anterior feita por profissional ligado a ABQ.

Workshop de Segurança Química em Laboratórios
- Com o propósito de discutir os problemas relacionados a questão com a presença de especialistas em Segurança de empresas e de instituições de ensino brasileiras. O evento não será aberto a inscrições e sim mediante convites aos responsáveis pelos laboratórios de Instituições que necessitem de formação. Com dois dias de atividades, incluirá atividades práticas, sendo realizado em laboratório.

Seminário sobre Meio Ambiente
- Ocorrerá em Vitória, Espírito Santo. Existe na comunidade Química do estado uma grande preocupação com as questões ambientais em razão das atividades da plataforma de petróleo, desde a região norte do Estado do Rio de Janeiro e emergindo no Estado do Espírito Santo, bem como de atividades relacionadas a operações de portos e de transporte de cargas. Cursos específicos estão sendo desenvolvidos pela UFES e IFES, além da Faculdade de Araucária. Trata-se de um trabalho de conscientização na área da Química. Os temas selecionados para compor o seminário envolvem: legislação ambiental federal; a formação de profissionais de química com um olhar para a questão ambiental; programas de gestão ambiental implantados pelas empresas que atuam no estado e a atuação do órgão ambiental estadual.

Encontro de Profissionais da Química do Nordeste – Será realizado em Fortaleza, com o propósito de reunir professores, pesquisadores e técnicos que atuem na área da Química. Os aspectos gerais encontrados no Nordeste para a difusão do conhecimento e desenvolvimento de P&D na região serão foco do Encontro..

Encontro sobre o Ano Internacional da Química
- Encontro de profissionais da Química para fechamento das Comemorações do Ano Internacional da Química. Em um dia, o Encontro apresentará: a) painel de debates sobre “A Atividade Química e a Sociedade” reunindo especialistas em Ensino, Meio Ambiente e Indústria. O que se está fazendo e o que ainda não se está fazendo e precisa ser feito; b) palestra de titular da IUPAC trazido ao Brasil com o propósito de apresentar os resultados obtidos até aquele momento quanto ao Ano Internacional da Química e suas atividades voltadas ao futuro.

ABQ - Associação Brasileira de Química