quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Minicurso " Uso de Blog na Prática Educativa"


Oi Gente!

Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano proporcionou aos alunos várias atividades acadêmicas, culturais e educativas.
Especialmente em comemoração ao Dia do Profissional de Informática, realizamos no dia 19/10 o minicurso Uso do Blog na Prática Educativa. O curso foi ministrado por Danielle Martins, Romero Franklin, Vitalina Pereira, Sandra Kelly e Iane Anunciada. Um dos objetivos do curso era sensibilizar os alunos sobre a importância da utilização do blog como uma estratégia de aprendizagem de fácil acesso, gratuita e que pode envolver todas as disciplinas.
Participaram do curso 23 alunos que estão cursando Licenciatura em Computação na instituição. Foi um momento de troca e construção do conhecimento.

Gostaríamos de agradecer á Professora Danielle Martins pelo convite e oportunidade.
Foi muito proveitoso, enriquecedor e divertido!


Olhem só o blog dela: http://pteducacaodosertao.blogspot.com/

fonte:http://pteducacaodosertao.blogspot.com/2011/10/minicurso-uso-do-blog-na-pratica.html

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

A química do bronzeamento e o pãozinho francês

Quem diria: a pele que escurece com o uso de autobronzeadores e a massa que ganha cor no forno têm algo em comum!
(Ilustração: Alvim).
O verão está aí. Desde 21 de dezembro – e até 20 de março –, é tempo de aproveitar os dias ensolarados, mais longos e quentes da estação. Ainda mais porque é época de férias. E nada melhor do que se divertir na praia, na piscina, em rios ou lagoas!

Só é preciso tomar cuidado com o Sol. Isso porque ele emite uma radiação chamada ultravioleta, que pode causar danos à nossa pele. Por isso, o ideal é que você use protetor solar e só se exponha ao Sol antes das dez horas da manhã ou após as quatro horas da tarde, quando a radiação ultravioleta que chega à Terra é mínima.

Aliás, se você perceber que a sua pele está ficando mais escura depois de alguns dias de exposição ao sol, saiba que é desse jeito que ela se protege da radiação ultravioleta vinda desse astro. Esse escurecimento acontece por causa da melanina: um pigmento produzido por dois tipos de células da camada mais externa da nossa pele. Essas células armazenam a melanina em forma de grãos, que absorvem o excesso de radiação ultravioleta do Sol, impedindo que ela provoque danos à pele.

Vilã que tem seu lado de mocinha

A química do bronzeamento e o pãozinho francês 2
(Ilustração: Mariana Massarani).
Mas... Se a melanina ajuda a proteger a pele, por que não somos naturalmente “queimadinhos”?

Essa questão intrigou os cientistas por muito tempo. Hoje, porém, se sabe que a radiação ultravioleta não é totalmente ruim. Apesar de poder causar danos à pele, ela também é responsável pelo início da produção da vitamina D, que ajuda na formação de ossos fortes, protege o coração e ajuda a combater certos organismos que provocam doenças, como a bactéria que causa a tuberculose. Assim, a quantidade de melanina na pele deve ser suficiente para protegê-la do excesso de radiação ultravioleta, mas não tão grande a ponto de impedir a formação de vitamina D.

A química do bronzeamento e o pãozinho francês 3
(Ilustração: Mariana Massarani).
Por que existem cores diferentes de pele?

Essa é outra pergunta que deixou os cientistas em dúvida por muitos anos. Mas a resposta veio quando se concluiu que a quantidade de melanina na pele deve ser suficiente para protegê-la do excesso de radiação ultravioleta, mas não tão grande a ponto de impedir a formação de vitamina D.
Assim sendo, as populações que se desenvolveram, por milhares de anos, em climas temperados ou frios, onde a incidência de luz solar é pequena, possuem peles de tonalidade mais clara, pois não têm necessidade de tanta melanina para se proteger da radiação ultravioleta. Além disso, em excesso, a melanina poderia até impedir a formação de vitamina D. Já as populações de regiões tropicais e equatoriais, onde é grande a incidência de luz solar, têm a pele mais escura, com mais melanina, como forma de proteção contra a radiação ultravioleta. Mas, como a incidência de luz é muito grande, ainda sobra suficiente radiação ultravioleta para a produção de vitamina D.

Bronzeado que dura o ano todo

Tirando onda com a ciência
(Ilustração: Mario Bag).
Eis aí a razão por que já não nascemos bronzeados. Mas bem que há pessoas que gostariam de ficar assim o ano todo, mesmo no inverno, quando há menos dias ensolarados e as temperaturas baixas desanimam até os mais atrevidos a ficarem de maiô ou sunga para pegar sol. A solução, nesse caso, é dada pela química: o autobronzeador.

Inventado em 1960, vendido sob a forma de creme, spray, loção ou gel, esse produto pode começar a dar resultado uma hora após ser aplicado. O escurecimento continua por até 72 horas, não some com o banho ou com a transpiração e dura de cinco a sete dias. Seu segredo está em um composto químico de nome complicado, mas ação interessante: a dihidroxiacetona (DHA).

Esse açúcar incolor reage nas células da superfície da pele. Mais precisamente, com os pequenos elementos (aminoácidos) que formam as proteínas presentes ali. E, como resultado, vai produzir uma coloração marrom.

Mas o mais curioso, você ainda não sabe: esse tipo de reação entre açúcares e aminoácidos que dá origem a compostos de coloração marrom não está apenas por trás da ação dos autobronzeadores. É também o segredo para a formação da cor dourada em alimentos assados, como o pãozinho francês! É, quem poderia imaginar?

Joab Trajano Silva
Instituto de Química
Universidade Federal do Rio de Janeiro

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Primeira mulher a ganhar o Prêmio Nobel na história, Marie Curie

Neste dia 7 de novembro de 2011, Curie completaria 144 anos de seu nascimento.

Este ano, aliás, também marca o centenário do segundo Nobel ganho pela cientista ( Nobel de Química de 1911), que é parte de um seleto grupo de personalidades que conquistaram tal honraria mais de uma vez.
Nascida na Polônia com o nome de Maria Skłodowska, Curie fez diversas importantes descobertas na área da física e da química, especialmente em relação à radioatividade. Seus trabalhos abriram caminhos para a física nuclear. Além disso, ela descobriu dois novos elementos químicos, o rádio e o polônio, que auxiliam no tratamento do câncer.
O primeiro Nobel conquistado pela cientista foi de Física, em 1903, ao lado de seu marido, Pierre Curie, e de Henri Becquerel. Oito anos depois, ela repetiu o feito, mas dessa vez sozinha, faturando o troféu na categoria Química. Conquistas que premiaram uma vida de batalha pelos seus sonhos e direitos, já que ela foi extraditada de seu país por participar de movimentos políticos.
Homenagem na tabela periódica
Doutora em ciências, professora de Física Geral em Sorbonne, membro da Academia de Medicina e fundadora do Instituto do Rádio, em Paris, e inovadora no tratamento de feridos da Primeira Guerra Mundial. Esta foi Marie Curie, que faleceu aos 66 anos, em 1934. Sua obra, no entanto, permanece viva até hoje.
Seu livro, “Radioactivité”, é considerado uma espécie de bíblia da radioatividade clássica. Além disso, depois de descobrir dois novos elementos químicos, a cientista foi homenageada na tabela periódica. O elemento 96, Cúrio, cujo símbolo é Cm, foi nomeado justamente em homenagem a Marie e seu marido, Pierre.

fonte:techtudo