quinta-feira, 28 de abril de 2011

Congresso Brasileiro de Ciências da Natureza - Campus UNIVASF SENHOR DO BONFIM

Histórico do Evento


O Congresso Brasileiro de Ciências da Natureza surge na perspectiva de propiciar a discussão, reflexão e divulgação de pesquisas em ensino de ciências no Brasil. Essa primeira versão do evento é promovida no cenário na implementação do curso de ciências da Natureza da Universidade Federal do Vale do São Francisco- Univasf em parceria com o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Baiano – IFBaiano e a  Universidade do Estado da Bahia – UNEB.
O Curso de Ciências da Natureza da Univasf foi criado nos campi da Univasf de Senhor do Bonfim/BA e São Raimundo Nonato/PI com vistas a propiciar a melhoria do ensino de ciências na região do Piemonte Norte do Itapicuru na Bahia e na região da Serra da Capivara no Piauí, respectivamente, com base na interdisciplinaridade e na investigação. A partir da observação do alto índice de evasão e repetência dos alunos graduandos nas áreas das ciências exatas e naturais da Univasf pôde se perceber que grande parte dos discentes possui uma má formação na educação básica, o que gera muita dificuldade de aprendizagem principalmente nas disciplinas da área de exatas. Aferindo que os professores que lecionam ciências nas escolas de educação básica não possuem formação específica na área e assim percebendo a necessidade de formação para os professores ciências a Univasf operacionalizou a criação do curso de ciências da natureza através da secretaria de interiorização da Universidade, o REUNI. O lançamento do Congresso Brasileiro de Ciências da Natureza pela Univasf se dá de modo a proporcionar a consolidação dos cursos de ciências da natureza no Brasil e divulgar as pesquisas na área de ensino de ciências e subáreas.
O envolvimento do IF-Baiano na primeira versão do congresso Brasileiro de Ciências da Natureza se dá por sua própria natureza científica e tecnológica com base no desenvolvimento da pesquisa e ensino em ciências e tecnologia. Já o envolvimento da UNEB em participar da organização da primeira versão do curso de ciências da natureza se dá pelas pesquisas que são desenvolvidas na dada instituição de ensino superior que envolve as ciências exatas, naturais e da saúde.
Em virtude da necessidade de divulgar as pesquisas da área de ciências da natureza no Brasil e fortalecer os cursos de ciências da natureza no país o Congresso Brasileiro de Ciências da Natureza surge no seio do Piemonte norte baiano e conta com a presença de professores, estudantes e pesquisadores da área de ciências da natureza de todo o país.

Objetivo(s) do evento

Promover o intercâmbio científico e acadêmico entre os diversos professores e pesquisadores da área de ciências da natureza no Brasil cujos trabalhos se insiram na investigação da área de ciências da natureza e ensino de ciências.

Importância científica e/ou tecnológica do evento

O Congresso Brasileiro de Ciências da Natureza configura-se como espaço oportuno para o debate entre especialistas na área, apresentação de resultados de discussão conceitual, experimental e metodológica, fundamentais para uma reflexão profunda acerca da relação teoria e prática no ensino de ciências. A promoção do debate entre profissionais que atuam na educação básica, alunos de graduação e pós graduação e pesquisadores é fundamental para que, nesta troca de saberes, identifiquemos o ensino de ciências que desenvolvemos atualmente e possamos refletir sobre a formação do cientista,  a superação de possíveis lacunas e vislumbrar perspectivas para o ensino nesse campo disciplinar.
Embora as Ciências da Natureza tenha se constituído como um componente  disciplinar de caráter integrador para o ensino fundamental, é notória a dificuldade que os alunos que ingressam o ensino médio, ou mesmo a universidade encontram neste campo disciplinar. Assim, além de promover a visibilidade dos cursos de formação de professores em ciências da natureza, e sua importância para a melhoria da qualidade da educação, o Congresso visa estabelecer o intercâmbio entre diferentes profissionais, alunos e pesquisadores tendo em vista  contribuir para a superação da ciência enquanto disciplina que apenas decora e reproduz o que foi experimentado por outrem, a  visão do cientista como um gênio, alguém especial diferente de professores e alunos, e destacando a possibilidade de questionar, indagar, buscar respostas a questões diversas e assim perceber as ciências enquanto campo disciplinar dinâmico, integrador e fundamental para a formação do sujeito crítico e criativo capaz de contribuir para o desenvolvimento da nossa sociedade.
Público Alvo
Professores, estudantes e pesquisadores da área de ciências da natureza no Brasil cujos trabalhos se insiram na investigação da área de ciências da natureza e ensino de ciências.

 

Programação 

03.08.2011


18:00h - Solenidade de Abertura
20:00h – Conferência de Abertura

Tema: A Aprendizagem Significativa no Ensino de Ciências
Palestrante: Prof. Dr. Marco Antonio Moreira - UFRGS


04.08.2011
08:30h as 10:00h – Conferências
Tema 1: Formação de Professores e Ensino de Ciências
Palestrante: Profª. Drª. Anna Maria Pessoa de Carvalho - USP
Tema 2: A confirmar
Palestrante: Prof. Dr. Olival Freire Junior - UFBA

10:30h as 12:00h – Mesa Redonda

Estratégias para o Ensino de Ciências
Mapa Conceitual: Profª. Drª. Iramaia Jorge de Paulo - UFMT
Tecnologias de Informação e Comunicação: Prof. Dr. Marcelo Brito C. Leão - UFRPE
Resolução de Problemas: Profª. Drª.  Anna Maria Pessoa de Carvalho – USP
Mediador: Prof.

10:30h as 12:00h – Mesa Redonda
Abordagem Contextual
Profª. Drª. Izaura Santiago da Cruz-
UFBA
Prof. Dr. Olival Freire Junior - UFBA (a confirmar)
Prof. Dr.  Elder Sales Teixeira- UFBA/UEFS
Mediador: Prof.


14:00h às 18:00h Apresentação Oral nos Grupos de Trabalhos (GTs)

05.08.2011



8:30 as 10:15 - Mesa Redonda
O ensino e a Popularização das Ciências
Museu de Ciências: Prof. Dr. Antônio Carlos Pavão – UFPE/ABC
Educação Científica na região Nordeste: Prof. Dr. Antônio José Silva Oliveira - UFMA
Academia Brasileira de Ciências: Prof. Dr. Diogenes de Almeida Campos - ABC
Mediador: Prof. Doutorando Carlos Wagner Araújo Costa - UNIVASF

8:30 as 10:15 - Mesa Redonda
Meio Ambiente e Sustentabilidade
Física Ambiental: Prof. Dr. Sérgio Roberto de Paulo- UFMT
Geociência: Prof. Dr. João Adauto de Souza Neto - UFPE
Recuperação de áreas Degradadas:Prof. Dr. José Alves de S. Filho - CRAD/UNIVASF
Mediador: Prof. Doutorando Renato Garcia Rodrigues – UNIVASF
10:30h às 12:30h  Apresentação de Trabalhos na modalidade Pôsteres

14:00 às 18:00 - Oficinas


 MAIS INFORMAÇÕES ACESSE:http://www.cbcnat.univasf.edu.br/

sábado, 2 de abril de 2011

Eventos da ABQ 2011

ABQ - Associação Brasileira de Química

A ABQ reúne pessoas e instituições que lidam com a Química, visando a promoção e a difusão do conhecimento, da educação, da melhoria da qualidade de vida, através da Química.

FONTE: http://www.abq.org.br/

sábado, 26 de março de 2011

A Química na sua Vida!

                          
  Filme sobre como a Química atende às necessidades do mundo
*é criativa e constrói nosso futuro;
*inspira os jovens e enaltece a contribuição constante das mulheres para a ciência.

Este filme foi feito pela Associação Petroquímica Europeia
Veja a contribuição da Química aparecendo em muitos momentos da vida.

"A Química é a base da vida. Toda matéria encontrada no universo é composta pelos elementos químicos e sua combinação molecular, representada por desde gases vitais como o oxigênio e a amônia, até estruturas de enorme complexidade como o DNA e as proteínas.

Sua diversidade tem esplendor na natureza e nas inúmeras possibilidades de composição de materiais para as mais diversas aplicações, a exemplo de medicamentos, alimentos, novos materiais, ligas metálicas e energia."


Saiba mais sobre O Ano Internacional da Química no site Química2011


fonte: http://quimica2011.org.br/ Sobre o AIQ e YOUTUBE

quarta-feira, 23 de março de 2011

Árvore Genealógica da Química


Caso existisse uma árvore genealógica da Química, ela seria baseada na imagem acima. Como vemos, esta ciência possui ramificações que estudam compostos orgânicos e inorgânicos. Vejamos cada uma destas áreas em particular:


Química Analítica : como o próprio nome já retrata, esta área reserva-se à análise em laboratório. Existem dois tipos possíveis de análise, a qualitativa e a quantitativa. A primeira analisa as substâncias que se fazem presente em uma mistura, e a última determina a quantidade de tais substâncias em meio ao processo. Para o procedimento, são usados diversos instrumentos, como, por exemplo, soluções indicadoras de pH.


Bioquímica : ciência especializada em organismos vivos, ela aborda as reações químicas que acontecem no que se referem ao âmbito orgânico e molecular. Exemplo: o estudo envolve reações que ocorrem em seres vivos durante a digestão, metabolismo, respiração, etc. Tais organismos não podem ser vistos a olho nu, e por isso este tipo de análise é feita com a ajuda de microscópios.


Biotecnologia : ciência nova que se associa com a química para a criação de vegetais mais resistentes, animais geneticamente modificados, cura para doenças, etc. Consiste na aplicação da bioquímica para modificar material genético da flora e fauna.


Tanto a Bioquímica como a Biotecnologia são áreas que requerem também um conhecimento biológico para serem executadas.


Agora vamos falar das áreas mais tradicionais da Química, elas inclusive compõem os conteúdos disciplinares de Química, aplicados na esfera educacional.


Química Inorgânica : área da química destinada ao estudo de substâncias inorgânicas como minerais, sais, silicatos, etc. É uma ciência que aborda muitos compostos, com exceção daqueles que contêm carbono na composição.


Química Orgânica : agora sim, vamos tratar do estudo voltado para os compostos do carbono. A Orgânica trata especificamente das substâncias que contêm o elemento Carbono (C) na composição, e a cada dia, com as constantes descobertas, torna-se maior o número de membros desta classe.


Físico-química : envolve a compreensão das reações químicas, o estudo detalhado sobre como e por que elas ocorrem. Esta área é reservada para a análise das propriedades físicas e comportamentais das substâncias em meio ao processo.


Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola
 
fonte:  Brasil Escola

sexta-feira, 4 de março de 2011

Apresentação do Educa Blog na aula de Informática Aplicada no ensino da Química - IF Sertão / Petrolina


A equipe do Educa Blog foi convidada pela professora Lucimar Pacheco, para apresentar o EDUCA BLOG , na disciplina de Informática Aplicada no ensino da Química no IF- Sertão Pernambucano. Foi ensinado como criar um blog , pois o blog é uma ferramenta pedagógica riquíssima no ensino de Química. Agradecemos à professora pelo convite , como também aos alunos do 6º período pela colaboração.

Aprendizes do blog


Vitalina,Sandra,Lucimar e Iane
 
Professora Lucimar Pacheco, junto com os alunos aprendendo criar um blog



Alunas blogueiras 


Blogueiros em pose


Aluna criando seu blog



Sandra ensinando sobre o blog

Iane monitorando os alunos


Alunas criando seus blogs


Iane auxiliando as alunas


Laboratório de informática - If Sertão



Preliminares para foto


A turma blogueira



quarta-feira, 2 de março de 2011

A Química do Amor

                                                   Cupido usando o arco e a flecha impregnados de noradrenalina.

Você já ouviu esta frase: Rolou uma química entre nós! Será que existe mesmo uma explicação científica para o amor?

O sentimento não afeta só o nosso ego de forma figurada, mas está presente de forma mais concreta, produz reações visíveis em nosso corpo inteiro. Se não fosse assim como explicar as mãos suando, coração acelerado, respiração pesada, olhar perdido (tipo "peixe morto"), o ficar rubro quando se está perto do ser amado?

Afinal, o amor tem algo a ver com a Química? Na verdade O AMOR É QUÍMICA! Todos os sintomas relatados acima têm uma explicação científica: são causados por um fluxo de substâncias químicas fabricadas no corpo da pessoa apaixonada. Entre essas substâncias estão: adrenalina, noradrenalina, feniletilamina, dopamina, oxitocina, a serotonina e as endorfinas. Viu como são necessários vários hormônios para sentir aquela sensação maravilhosa quando se está amando?

A dopamina produz a sensação de felicidade, a adrenalina causa a aceleração do coração e a excitação. A noradrenalina é o hormônio responsável pelo desejo sexual entre um casal, nesse estágio é que se diz que existe uma verdadeira química, pois os corpos se misturam como elementos em uma reação química.

Mas acontece que essa sensação pode não durar muito tempo, neste ponto os casais têm a impressão que o amor esfriou. Com o passar do tempo o organismo vai se acostumando e adquirindo resistência, passa a necessitar de doses cada vez maiores de substâncias químicas para provocar as mesmas sensações do início. É aí que entra os hormônios ocitocina e vasopressina, são eles os responsáveis pela atração que evolui para uma relação calma, duradoura e segura, afinal, o amor é eterno!


Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola



sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

ANO INTERNACIONAL DA QUÍMICA


As Nações Unidas, na sua 63ª Assembleia Geral, aprovou a proposta da IUPAC -International Union of Pure and Applied Chemistry (União Internacional de Química Pura e Aplicada), que já fora anteriormente acolhida pela UNESCO - United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), para designar 2011 como International Year of Chemistry (Ano Internacional da Química - AIQ). A designação foi divulgada em dezembro de 2008.

Num comunicado de imprensa conjunto anunciando o fato, a UNESCO e IUPAC salientaram que o Ano Internacional da Química - AIQ permitirá celebrar as contribuições da química para o bem estar da humanidade. Parte desta decisão deveu-se porque em 2011 será comemorado o 100º aniversário do Prêmio Nobel em Química para Marie Sklodwska Curie.

Em nível internacional podemos considerar como o grande momento de comemorações a realização em Porto Rico de 30 de julho a 7 de agosto de 2011 da 43rd IUPAC World Chemistry Congress (www.iupac2011.org) que contará com a presença de sete Prêmios Nobel de Química.

Em nível nacional, os conselhos profissionais, sindicatos, associações, empresas e indústrias químicas tiveram em 2009 o período de formatação e organização e em 2010 a divulgação de suas programações.

A Associação Brasileira de Química – ABQ, programou uma série de atividades, algumas em nível nacional, outras em nível estadual; algumas de forma independente e outras em parceira com o Conselho Federal de Química e com Conselhos Regionais, e ainda em parceria com outras instituições.

As atividades são:

Lançamento do Premio Professor Arikerne Sucupira em março no Rio de Janeiro.
Lançamento da publicação Manual de Segurança Química em Laboratórios em abril no Rio de Janeiro.
Realização do Workshop de Segurança Química em Laboratórios em maio no Rio de Janeiro.
Realização do Seminário sobre Meio Ambiente em junho em Vitória.
Realização do Encontro de Profissionais da Química do Nordeste em setembro em Fortaleza.
Realização do Encontro sobre o Ano Internacional da Química em outubro em São Luís.

  • DESCRITIVO DOS EVENTOS

Premio Professor Arikerne Sucupira - A Associação Brasileira de Química informou a Comunidade Química em 10 de outubro de 2010 durante a Solenidade de Abertura do CBQ 2010 a criação do Premio Professor Arikerne Sucupira. Trata-se de um fundo subsidiado por doação da família do falecido professor, além de outros recursos captados também em forma de doação, sob a gestão da ABQ, com o propósito de atender a alunos de graduação em Química que tenham dificuldades de obter recursos para aquisição de livros, computadores, programas, participação em cursos de extensão, participação em eventos no Brasil ou no exterior, para citar apenas algumas possibilidades. Os recursos serão sempre a fundo perdido e liberados a partir de uma solicitação que obedecerá a critérios estabelecidos em um Regulamento e sob controle de um Comitê Gestor. Todos os recursos utilizados para o Premio serão captados com esse fim.

Manual de Segurança Química em Laboratórios
- A questão da Segurança notadamente em laboratórios ensino de Química tem sido um fator de preocupação constante no âmbito da ABQ. Apesar da não existência de dados consistentes no que tange a questão da segurança em laboratórios de ensino de química, ao longo dos anos temos percebido a existência de algumas ações mais consolidadas nas instituições federais, notadamente nas Escolas Técnicas, Universidades e Institutos Federais. A mesma visão não fica clara quando focada nas instituições de ensino de outras esferas, aqui incluídas as instituições estaduais e privadas. Assim, a ABQ identifica como fundamental a elaboração, publicação e distribuição de um manual que tenha como foco a Segurança Química em Laboratórios de Ensino, com linguagem apropriada para a atividade e que possa se tornar uma fonte de consulta inicial para as instituições que queiram implantar um modelo de sistema de gestão de segurança química, o que irá também contribuir para a gestão ambiental, já que consideramos que os temas são complementares em vários aspectos. O material não será comercializado e sim distribuído as Escolas, sempre com uma apresentação anterior feita por profissional ligado a ABQ.

Workshop de Segurança Química em Laboratórios
- Com o propósito de discutir os problemas relacionados a questão com a presença de especialistas em Segurança de empresas e de instituições de ensino brasileiras. O evento não será aberto a inscrições e sim mediante convites aos responsáveis pelos laboratórios de Instituições que necessitem de formação. Com dois dias de atividades, incluirá atividades práticas, sendo realizado em laboratório.

Seminário sobre Meio Ambiente
- Ocorrerá em Vitória, Espírito Santo. Existe na comunidade Química do estado uma grande preocupação com as questões ambientais em razão das atividades da plataforma de petróleo, desde a região norte do Estado do Rio de Janeiro e emergindo no Estado do Espírito Santo, bem como de atividades relacionadas a operações de portos e de transporte de cargas. Cursos específicos estão sendo desenvolvidos pela UFES e IFES, além da Faculdade de Araucária. Trata-se de um trabalho de conscientização na área da Química. Os temas selecionados para compor o seminário envolvem: legislação ambiental federal; a formação de profissionais de química com um olhar para a questão ambiental; programas de gestão ambiental implantados pelas empresas que atuam no estado e a atuação do órgão ambiental estadual.

Encontro de Profissionais da Química do Nordeste – Será realizado em Fortaleza, com o propósito de reunir professores, pesquisadores e técnicos que atuem na área da Química. Os aspectos gerais encontrados no Nordeste para a difusão do conhecimento e desenvolvimento de P&D na região serão foco do Encontro..

Encontro sobre o Ano Internacional da Química
- Encontro de profissionais da Química para fechamento das Comemorações do Ano Internacional da Química. Em um dia, o Encontro apresentará: a) painel de debates sobre “A Atividade Química e a Sociedade” reunindo especialistas em Ensino, Meio Ambiente e Indústria. O que se está fazendo e o que ainda não se está fazendo e precisa ser feito; b) palestra de titular da IUPAC trazido ao Brasil com o propósito de apresentar os resultados obtidos até aquele momento quanto ao Ano Internacional da Química e suas atividades voltadas ao futuro.

ABQ - Associação Brasileira de Química