EXTRA: cobertura BACTERICIDA para AÇO - instrumentos
AUTO-ESTERILIZÁVEIS! Químicos conseguiram, usando a técnica de
autoassociação em camadas alternadas de micelas e polieletrólitos de
cargas opostas; as micelas eram "recheadas" de nanopartículas de prata
biocidas. Veja artigo completo em: http://pubs.acs.org/doi/full/10.1021/la3003965
sábado, 7 de julho de 2012
sábado, 24 de março de 2012
64ª Reunião Anual (RA) da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC
Caro participante da 64ª Reunião Anual (RA) da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC
É com alegria e muita expectativa que disponibilizamos a você o site da 64ª RA da SBPC para acesso a informações e inscrições.
O tema da nossa RA em 2012 - Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza - encerra a questão da inclusão social, abrindo espaço para incorporarmos, de forma definitiva, ainda que não totalmente completa, a questão da inclusão social em nossos eventos.
A SBPC, sempre empreendendo ações para promover o progresso da educação e da ciência e, consequentemente, da sociedade brasileira, não poderia estar fora deste movimento pelo direito de todos ao acesso seja ao que for, onde, como e porque for.
As atividades de nossas Reuniões Anuais e Regionais, sempre abertas ao público, já representam ações inclusivas realizadas pela SBPC, mas outras ações devem ser implantadas.
Assim, adaptamos toda nossa estrutura de inscrições e organização dos eventos para que a acessibilidade esteja disponível, já no momento de consulta ao nosso site, tarefa que demandou trabalho árduo, delicado, repleto de detalhes, porém realizada com muita alegria e dedicação de nossa equipe de colaboradores, a quem agradeço desde já.
A Universidade Federal do Maranhão está também em pleno movimento para disponibilizar ao público da 64ª RA da SBPC uma estrutura de acessibilidade bastante eficiente.
Nossa equipe esteve também envolvida na elaboração de estrutura que permitirá que a 64ª RA da SBPC, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão, insira definitivamente a SBPC no modelo sustentável de eventos.
Assim, em tempos de Rio+20, economia verde e erradicação da pobreza, não poderíamos deixar de, ao menos, reduzir o uso de papel e plástico.
Para isto, além de manter nossos anais em formato eletrônico, desde a 51ª RA, nossa equipe criou um sistema de atestado eletrônico (e-Atestado) para registrar sua participação na RA e nas atividades do evento, com certificação, também eletrônica, do documento pelo site da SBPC – o que reforçará a garantia de autenticidade do documento e permitirá que você o imprima quantas vezes necessitar.
Abolimos o crachá, que só será entregue aos palestrantes, para que sejam identificados mais facilmente pelos ouvintes, e aos membros da equipe de trabalho da SBPC e UFMA, para identificação rápida conforme necessidade.
Os livros com informações sobre os eventos – horários, conteúdos das atividades, nomes dos palestrantes, programação cultural, expositores da ExpoT&C, mapas de localização e guias de serviços - estarão concentrados em um único volume, bastante sintético, mas com as informações essenciais, o que reduzirá o volume de papel utilizado e facilitará a consulta.
A SBPC Jovem terá suas peculiaridades por ser voltada às crianças de todas as idades, incluindo a participação dos estudantes do ensino básico, mas estará também alicerçada no contexto da acessibilidade e sustentabilidade.
O sucesso do nosso evento está em sua presença, participação e satisfação. Contamos com seu apoio para nossas novas iniciativas.
Inscreva-se, participe, submeta seu resumo e colabore para que façamos sempre melhor, mas antes de se inscrever LEIA ATENTAMENTE TODAS AS INSTRUÇÕES.
Esperamos você em São Luís, de 22 a 27 de julho de 2012.
Até lá.
RUTE MARIA GONÇALVES DE ANDRADE
Secretária Geral da SBPC
Coordenadora geral da 64ª Reunião Anual
É com alegria e muita expectativa que disponibilizamos a você o site da 64ª RA da SBPC para acesso a informações e inscrições.
O tema da nossa RA em 2012 - Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza - encerra a questão da inclusão social, abrindo espaço para incorporarmos, de forma definitiva, ainda que não totalmente completa, a questão da inclusão social em nossos eventos.
A SBPC, sempre empreendendo ações para promover o progresso da educação e da ciência e, consequentemente, da sociedade brasileira, não poderia estar fora deste movimento pelo direito de todos ao acesso seja ao que for, onde, como e porque for.
As atividades de nossas Reuniões Anuais e Regionais, sempre abertas ao público, já representam ações inclusivas realizadas pela SBPC, mas outras ações devem ser implantadas.
Assim, adaptamos toda nossa estrutura de inscrições e organização dos eventos para que a acessibilidade esteja disponível, já no momento de consulta ao nosso site, tarefa que demandou trabalho árduo, delicado, repleto de detalhes, porém realizada com muita alegria e dedicação de nossa equipe de colaboradores, a quem agradeço desde já.
A Universidade Federal do Maranhão está também em pleno movimento para disponibilizar ao público da 64ª RA da SBPC uma estrutura de acessibilidade bastante eficiente.
Nossa equipe esteve também envolvida na elaboração de estrutura que permitirá que a 64ª RA da SBPC, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão, insira definitivamente a SBPC no modelo sustentável de eventos.
Assim, em tempos de Rio+20, economia verde e erradicação da pobreza, não poderíamos deixar de, ao menos, reduzir o uso de papel e plástico.
Para isto, além de manter nossos anais em formato eletrônico, desde a 51ª RA, nossa equipe criou um sistema de atestado eletrônico (e-Atestado) para registrar sua participação na RA e nas atividades do evento, com certificação, também eletrônica, do documento pelo site da SBPC – o que reforçará a garantia de autenticidade do documento e permitirá que você o imprima quantas vezes necessitar.
Abolimos o crachá, que só será entregue aos palestrantes, para que sejam identificados mais facilmente pelos ouvintes, e aos membros da equipe de trabalho da SBPC e UFMA, para identificação rápida conforme necessidade.
Os livros com informações sobre os eventos – horários, conteúdos das atividades, nomes dos palestrantes, programação cultural, expositores da ExpoT&C, mapas de localização e guias de serviços - estarão concentrados em um único volume, bastante sintético, mas com as informações essenciais, o que reduzirá o volume de papel utilizado e facilitará a consulta.
A SBPC Jovem terá suas peculiaridades por ser voltada às crianças de todas as idades, incluindo a participação dos estudantes do ensino básico, mas estará também alicerçada no contexto da acessibilidade e sustentabilidade.
O sucesso do nosso evento está em sua presença, participação e satisfação. Contamos com seu apoio para nossas novas iniciativas.
Inscreva-se, participe, submeta seu resumo e colabore para que façamos sempre melhor, mas antes de se inscrever LEIA ATENTAMENTE TODAS AS INSTRUÇÕES.
Esperamos você em São Luís, de 22 a 27 de julho de 2012.
Até lá.
RUTE MARIA GONÇALVES DE ANDRADE
Secretária Geral da SBPC
Coordenadora geral da 64ª Reunião Anual
52º Congresso Brasileiro de Química
O 52º Congresso Brasileiro de Química será realizado
na cidade de Recife, Pernambuco, no Centro de Eventos do Mar Hotel Recife,
de 14 a 18 de outubro de 2012.
Tema central: “Química e Inovação: Caminho para a Sustentabilidade”.
na cidade de Recife, Pernambuco, no Centro de Eventos do Mar Hotel Recife,
de 14 a 18 de outubro de 2012.
Tema central: “Química e Inovação: Caminho para a Sustentabilidade”.
1 - Todos os congressitas que se inscreverem na condição de "associados da ABQ", terão esta condição conferida junto as anuidades de 2012 quitadas.
2 - Os congressistas podem se inscrever para participar de um ou mais cursos. Cada curso tem uma taxa de inscrição própria. Conheça a relação dos cursos , as datas, os horários e as respectivas taxas de inscrição. Os cursos 1 a 4, 5 a 8 e 9 a 12 são no mesmo horário.
4 - É importante que os congressistas que vão apresentar trabalhos observem os horários dos cursos que desejam fazer evitando a coincidencia.
5 - Após preenchida e enviada a Ficha de Inscrição será exibida uma página com a opção para impressão do boleto bancário. Este poderá ser pago até a data do vencimento em qualquer instituição bancária do país, internet banking e casas lotéricas. Após o pagamento, o banco demora 6 dias úteis para repassar a Secretaria da ABQ a confirmação do pagamento. Só depois disso é que a Secretaria pode confirmar o pagamento no site.
4 - É importante que os congressistas que vão apresentar trabalhos observem os horários dos cursos que desejam fazer evitando a coincidencia.
5 - Após preenchida e enviada a Ficha de Inscrição será exibida uma página com a opção para impressão do boleto bancário. Este poderá ser pago até a data do vencimento em qualquer instituição bancária do país, internet banking e casas lotéricas. Após o pagamento, o banco demora 6 dias úteis para repassar a Secretaria da ABQ a confirmação do pagamento. Só depois disso é que a Secretaria pode confirmar o pagamento no site.
| CATEGORIA | Até 08/07/2012 | De 09/07/2012 Até 16/09/2012 | NO LOCAL |
|---|---|---|---|
| Não Sócio | R$ 328.00 | R$ 464.00 | R$ 600.00 |
| Sócio Profissional | R$ 144.00 | R$ 210.00 | R$ 280.00 |
| Sócio Estudante | R$ 72.00 | R$ 105.00 | R$ 140.00 |
| Cursos | R$ 50.00 | R$ 80.00 | R$ 110.00 |
| Maratona | R$ 50.00 | ||
| Proquim | R$ 110.00 |
INSCRIÇÕES A PARTIR DE ABRIL/2012
Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica
O Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT) é um fórum temático do Fórum Mundial de Educação (FME), um movimento pela cidadania e pelo direito universal à educação que busca levantar propostas que integrem a plataforma mundial de educação. A primeira edição do FMEPT foi realizada em 2009, em Brasília. Para a segunda edição do Fórum, a cidade de Florianópolis – capital do estado de Santa Catarina - foi escolhida para sediar o evento que será realizado de 28 de maio a 1º de junho de 2012.
Acesse para maiores informações: http://2sitefmept.ifsc.edu.br/index.php
Acesse para maiores informações: http://2sitefmept.ifsc.edu.br/index.php
sábado, 10 de março de 2012
Você sabe qual é o símbolo de Química?
Todos os cursos têm um símbolo, por exemplo, o curso de Ciências Contábeis tem como símbolo o Caduceu, que é representado por um bastão entrelaçado com duas serpentes, que na parte superior tem duas pequenas asas ou um elmo alado. Mas e o curso de Química, qual é o nosso símbolo e, ainda mais, qual é a sua origem?
Segundo consta, o símbolo da Química é uma Retorta. Ops! Não ajudou muito, pois, o que é uma Retorta?

Um pouco da história.

A Química, ciência como a conhecemos hoje, derivou diretamente da Alquimia. Dentro de todos os assuntos estudados pelos alquimistas durante séculos, a busca pela Pedra Filosofal (capaz de transformar todos os metais em ouro), a Panacéia (remédio para todos os males) e o Elixir (garantia da juventude eterna) trouxe o desenvolvimento de equipamentos que possibilitassem descobertas. Um processo de destilação foi concebido nesse contexto. A invenção da técnica e do instrumento é atribuída a Maria, a Judia (egípcia do século II): a Retorta. Esta alquimista criou também o "banho-maria". A Retorta era o "ovo filosofal", de onde saiam "espíritos" (concepção dos alquimistas para um dos contituintes da matéria).
A destilação, usando a Retorta, era uma operação alquímica relacionada a um imaginário de comunhão entre idéias mágicas, religiosas e filosóficas, associadas aos conhecimentos envolvidos nas práticas artesanais egípcias.
Lavoisier, em 1789, quando apresentou o livro Traité Élémentaire de Chimie, utilizou também, em suas pesquisas, a Retorta.Atualmente.
Hoje, a destilação, processo baseado nas diferenças entre os pontos de ebulição das substâncias, é adequadamente explicada pela idéia de que a matéria é formada por partículas que se movimentam e interagem. O fracionamento do petróleo, a obtenção de álcoois, extração de essências, são alguns exemplos do emprego da técnica, sendo ainda um dos principais métodos de purificação de substâncias. Alambiques e retortas estão sempre presentes em imagens para caracterizar alquimistas e químicos em seus laboratórios.
Retorta como símbolo da Química.
A retorta tem papel no imaginário, relativo tanto à alquímica quanto à química, pois a destilação há muito vem sendo utilizada nas artes que envolvem o tratamento e a transformação de materiais e por estudiosos que buscavam idéias sobre a composição da matéria. Embora haja representações de símbolos como o anel benzênico, modelo molecular ou atômico e outros, pelo seu papel histórico, a retorta ainda representa a química hoje. Por isso ela está no brasão do CRQ- V.
quinta-feira, 5 de janeiro de 2012
A Química da beleza
Você pode até duvidar. Mas alguns nomes estranhos, difíceis até mesmo de pronunciar, contribuem – e muito – para tornar as mulheres ainda mais bonitas. Quem imaginaria, por exemplo, que o toluenosulfonamida ou o oxicloreto de bismuto não sai das mãos da maioria das mulheres? Ou que o hidróxido de amônio, o hexadecanol e os copolímeros de ácido acrílico, para citar apenas alguns nomes, estão quase sempre presentes em cabeças femininas? Isso sem falar do dibenzoato de dipropilenoglicol, que assegura a muitas mulheres uma epiderme macia e sedosa, sem a presença de pêlos, sempre incômodos e deselegantes.
É isso mesmo. A toluenosulfonamida e o oxicloreto de bismuto são alguns dos produtos químicos utilizados na fabricação do conhecido esmalte. Sem esses produtos, com destaque para os corantes, as unhas não teriam o colorido que dá aquele charme todo especial às mulheres.E por falar em cores, você já reparou na diversidade de tons que enfeitam as mais belas cabeças do mundo. Castanhos, pretos, dourados, vermelhos, louros.... a variedade é enorme. É incrível como as mulheres conseguem melhorar o que, por natureza, já é bonito. Graças, é claro, ao cabeleireiro e à Química, que produz, entre outros, o hidróxido de amônio, o álcool graxo e os corantes, fundamentais nas tinturas que embelezam madeixas. Há, ainda, os produtos presentes em xampus, como o alquil éter sulfato, em condicionadores, como o hexadecanol, e em sprays para fixação de penteados, como o copolímero de ácido acrílico.
Assim, da próxima vez que você admirar os tons de um penteado ou o colorido das unhas de uma mulher, lembre-se de que a Química, apesar de alguns nomes bastante complicados, também é fundamental na beleza e que, sem ela, o mundo continuaria a ser mundo, mas perderia muito de seu charme e encantamento.
Texto: Luiz Carlos de Medeiros ( MTb: 12.293)
Fonte: ABIQUIM
terça-feira, 27 de dezembro de 2011
A Química do Natal
Todos sabem, desde criança, que Papai Noel mora no Pólo Norte, onde mantém uma fábrica de brinquedos ecologicamente correta – afinal, não se tem conhecimento de qualquer notícia de problemas ambientais causados pela fábrica do Papai Noel.
Todos sabem também que o Natal tem uma magia especial, renovando sentimentos de fraternidade e de esperança. E que essa magia faz com que pisca-piscas, árvores, guirlandas e outros enfeites ganhem lares, escritórios e praças, o que, em suma, pode ser interpretado como manifestação pública da alegria de cada um de nós pela passagem de mais um Natal.O que poucos percebem, porém, é a presença de uma secular, mas sempre jovem senhora, sem cuja colaboração a festa de Natal não seria a mesma. Sim, sem a Química, uma ciência nascida há séculos, mas em constante renovação, o Natal seria muito diferente. A começar pela produção de brinquedos. Será que "Papai Noel" teria presentes suficientes, em quantidade e diversidade, se a Química não tivesse desenvolvido produtos como o náilon, o poliestireno e o polipropileno, para citar apenas três exemplos? E a decoração? Imagine se todas pessoas cortassem uma árvore, como se fazia antigamente, para simbolizar a renovação da humanidade. Das duas uma: ou há muito viveríamos em um deserto ou as árvores ficariam tão caras que seriam um artigo de luxo. Com a Química, que entre outras coisas possibilitou a produção de árvores artificiais, esse risco foi evitado.
É só observar. Em praticamente todos os itens que fazem a alegria do Natal a Química está presente. Contudo, a química mais importante no Natal sempre continuará a ser aquela que une as pessoas e nos faz olhar para o futuro com mais confiança. Essa é a Química que a indústria química espera esteja sempre em todos os lares, independente de ser ou não Natal.
Texto: Luiz Carlos de Medeiros ( MTb: 12.293)
Fonte:ABIQUIM
quarta-feira, 14 de dezembro de 2011
Nobel de Química vai para cientista que descobriu 'quasicristais'
O comitê do Nobel lembrou que os quasicristais foram estudados por muitos cientistas, mas que a descoberta se deve exclusivamente a Shechtman, que precisou de muita "habilidade e tenacidade" para convencer uma "muito cética" comunidade científica.
Segundo o comitê do Nobel, os cientistas acreditavam que a matéria sólida era feita sempre de átomos arrumados em uma ordem definida e que podia ser repetida diversas vezes para formar uma estrutura de cristal.
Mas os átomos que Shechtman descobriu não tinham um arranjo que podia ser repetido. Ele estudava um material formado por alumínio e manganês com um microscópio eletrônico. Ao analisar as imagens que o equipamento consegue produzir para mostrar a organização dos átomos, o cientista se deparou com um formato que seria impossível de existir.
"Os quasicristais redefiniram o primeiro capítulo do estudo da matéria organizada", afirmou o representante do comitê responsável por explicar a pesquisa de Schechtman.
Quase todos os materiais sólidos apresentam cristais ordenados, como no caso do gelo e do ouro. Cristais comuns possuem átomos arrumados em uma sequência que é possível de ser repetida várias vezes. Já os quasicristais apresentam grupos de átomos reunidos sempre de forma diferente. Apesar de seguirem uma organização definida por fórmulas matemáticas, os átomos de quasicristais nunca repetem a mesma "coreografia".
Depois do trabalho pioneiro de Shechtman, outros cientistas conseguiram reproduzir, em laboratório, os quasicristais e, mais tarde, esses materiais foram encontrados naturalmente em um rio na Rússia. Uma empresa sueca chegou a achar os quasicristais em um tipo de aço reforçado. Pesquisas atualmente tentam empregar os quasicristais na construção de motores a diesel e frigideiras.
Nascido em 1941, Shechtman é, na verdade, um físico e trabalha no Instituto de Tecnologia de Israel, o Technion. No dia 8 de abril de 1982, quando aconteceu a descoberta, o israelense estava tirando um ano sabático nos Estados Unidos.
fonte:g1.globo.com
Assinar:
Postagens (Atom)



