quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Experimento: Tomate fosforescente


Experiência muito intessante de como deixar um tomate fosforescente (também pode ser feito com beringela ou qualquer fruta o legume que tenha uma casca fina, ou qualquer outra coisa como mostrado no vídeo. Vejam o video (na parte de vídeos - DIVERSOS)  e em seguida a tradução de como fazer. Só não vai inventar moda de comer o bagulho depois!
Consiga vários palitos de fósforo (vários mesmo), mas tem que ser palitos de fósforo puro, que tenham alta concentração de fósforo em sua extremidade, ou extermine várias caxinhas de fósforo (essas normais, caso você não ache fósforo puro), pois o elemento fósforo fica na lixa que tem na caixinha e não no palito. Pegue esses palitos de fósforo ou a linha da caixinha e raspe a parte que contém o fósforo e coloque-as em algum pilão para transformá-las em pó.
►Em um recipiente misture o pó com água sanitária (candida), acho que da pra fazer com cloro também. Misture bem e deixe descansar por uns 20 minutos.
►Você verá que formou uma mistua heterogêna, uma parte mais fina (cima) e uma parte mais grossa (baixo), com uma seringa retire a parte mais fina da mistura e injete-a  no tomate.
►Agora com uma nova seringa injete um pouco de água oxigenada no tomate e está pronto seu tomate psicodélico.
O que ocorre é  um processo acelerado de oxidação pela reação do hipoclorito de sódio com o peróxido de hidrogênio e fósforo que faz com que uma reação atômica ocorra, jogando elétrons para fora das órbitas (TOERIA ATÔMICA DE BOHR sobre os saltos do elétrons). gerando um belo efeito visual. É este o processo que faz aqueles glow stickers de boates e festas de aniversário brilharem tanto.

Fonte:http://marketingnacozinha.com.br/2009/12/tomate-fosforescente-como-fazer/

Um comentário: