quinta-feira, 28 de abril de 2011

Congresso Brasileiro de Ciências da Natureza - Campus UNIVASF SENHOR DO BONFIM

Histórico do Evento


O Congresso Brasileiro de Ciências da Natureza surge na perspectiva de propiciar a discussão, reflexão e divulgação de pesquisas em ensino de ciências no Brasil. Essa primeira versão do evento é promovida no cenário na implementação do curso de ciências da Natureza da Universidade Federal do Vale do São Francisco- Univasf em parceria com o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Baiano – IFBaiano e a  Universidade do Estado da Bahia – UNEB.
O Curso de Ciências da Natureza da Univasf foi criado nos campi da Univasf de Senhor do Bonfim/BA e São Raimundo Nonato/PI com vistas a propiciar a melhoria do ensino de ciências na região do Piemonte Norte do Itapicuru na Bahia e na região da Serra da Capivara no Piauí, respectivamente, com base na interdisciplinaridade e na investigação. A partir da observação do alto índice de evasão e repetência dos alunos graduandos nas áreas das ciências exatas e naturais da Univasf pôde se perceber que grande parte dos discentes possui uma má formação na educação básica, o que gera muita dificuldade de aprendizagem principalmente nas disciplinas da área de exatas. Aferindo que os professores que lecionam ciências nas escolas de educação básica não possuem formação específica na área e assim percebendo a necessidade de formação para os professores ciências a Univasf operacionalizou a criação do curso de ciências da natureza através da secretaria de interiorização da Universidade, o REUNI. O lançamento do Congresso Brasileiro de Ciências da Natureza pela Univasf se dá de modo a proporcionar a consolidação dos cursos de ciências da natureza no Brasil e divulgar as pesquisas na área de ensino de ciências e subáreas.
O envolvimento do IF-Baiano na primeira versão do congresso Brasileiro de Ciências da Natureza se dá por sua própria natureza científica e tecnológica com base no desenvolvimento da pesquisa e ensino em ciências e tecnologia. Já o envolvimento da UNEB em participar da organização da primeira versão do curso de ciências da natureza se dá pelas pesquisas que são desenvolvidas na dada instituição de ensino superior que envolve as ciências exatas, naturais e da saúde.
Em virtude da necessidade de divulgar as pesquisas da área de ciências da natureza no Brasil e fortalecer os cursos de ciências da natureza no país o Congresso Brasileiro de Ciências da Natureza surge no seio do Piemonte norte baiano e conta com a presença de professores, estudantes e pesquisadores da área de ciências da natureza de todo o país.

Objetivo(s) do evento

Promover o intercâmbio científico e acadêmico entre os diversos professores e pesquisadores da área de ciências da natureza no Brasil cujos trabalhos se insiram na investigação da área de ciências da natureza e ensino de ciências.

Importância científica e/ou tecnológica do evento

O Congresso Brasileiro de Ciências da Natureza configura-se como espaço oportuno para o debate entre especialistas na área, apresentação de resultados de discussão conceitual, experimental e metodológica, fundamentais para uma reflexão profunda acerca da relação teoria e prática no ensino de ciências. A promoção do debate entre profissionais que atuam na educação básica, alunos de graduação e pós graduação e pesquisadores é fundamental para que, nesta troca de saberes, identifiquemos o ensino de ciências que desenvolvemos atualmente e possamos refletir sobre a formação do cientista,  a superação de possíveis lacunas e vislumbrar perspectivas para o ensino nesse campo disciplinar.
Embora as Ciências da Natureza tenha se constituído como um componente  disciplinar de caráter integrador para o ensino fundamental, é notória a dificuldade que os alunos que ingressam o ensino médio, ou mesmo a universidade encontram neste campo disciplinar. Assim, além de promover a visibilidade dos cursos de formação de professores em ciências da natureza, e sua importância para a melhoria da qualidade da educação, o Congresso visa estabelecer o intercâmbio entre diferentes profissionais, alunos e pesquisadores tendo em vista  contribuir para a superação da ciência enquanto disciplina que apenas decora e reproduz o que foi experimentado por outrem, a  visão do cientista como um gênio, alguém especial diferente de professores e alunos, e destacando a possibilidade de questionar, indagar, buscar respostas a questões diversas e assim perceber as ciências enquanto campo disciplinar dinâmico, integrador e fundamental para a formação do sujeito crítico e criativo capaz de contribuir para o desenvolvimento da nossa sociedade.
Público Alvo
Professores, estudantes e pesquisadores da área de ciências da natureza no Brasil cujos trabalhos se insiram na investigação da área de ciências da natureza e ensino de ciências.

 

Programação 

03.08.2011


18:00h - Solenidade de Abertura
20:00h – Conferência de Abertura

Tema: A Aprendizagem Significativa no Ensino de Ciências
Palestrante: Prof. Dr. Marco Antonio Moreira - UFRGS


04.08.2011
08:30h as 10:00h – Conferências
Tema 1: Formação de Professores e Ensino de Ciências
Palestrante: Profª. Drª. Anna Maria Pessoa de Carvalho - USP
Tema 2: A confirmar
Palestrante: Prof. Dr. Olival Freire Junior - UFBA

10:30h as 12:00h – Mesa Redonda

Estratégias para o Ensino de Ciências
Mapa Conceitual: Profª. Drª. Iramaia Jorge de Paulo - UFMT
Tecnologias de Informação e Comunicação: Prof. Dr. Marcelo Brito C. Leão - UFRPE
Resolução de Problemas: Profª. Drª.  Anna Maria Pessoa de Carvalho – USP
Mediador: Prof.

10:30h as 12:00h – Mesa Redonda
Abordagem Contextual
Profª. Drª. Izaura Santiago da Cruz-
UFBA
Prof. Dr. Olival Freire Junior - UFBA (a confirmar)
Prof. Dr.  Elder Sales Teixeira- UFBA/UEFS
Mediador: Prof.


14:00h às 18:00h Apresentação Oral nos Grupos de Trabalhos (GTs)

05.08.2011



8:30 as 10:15 - Mesa Redonda
O ensino e a Popularização das Ciências
Museu de Ciências: Prof. Dr. Antônio Carlos Pavão – UFPE/ABC
Educação Científica na região Nordeste: Prof. Dr. Antônio José Silva Oliveira - UFMA
Academia Brasileira de Ciências: Prof. Dr. Diogenes de Almeida Campos - ABC
Mediador: Prof. Doutorando Carlos Wagner Araújo Costa - UNIVASF

8:30 as 10:15 - Mesa Redonda
Meio Ambiente e Sustentabilidade
Física Ambiental: Prof. Dr. Sérgio Roberto de Paulo- UFMT
Geociência: Prof. Dr. João Adauto de Souza Neto - UFPE
Recuperação de áreas Degradadas:Prof. Dr. José Alves de S. Filho - CRAD/UNIVASF
Mediador: Prof. Doutorando Renato Garcia Rodrigues – UNIVASF
10:30h às 12:30h  Apresentação de Trabalhos na modalidade Pôsteres

14:00 às 18:00 - Oficinas


 MAIS INFORMAÇÕES ACESSE:http://www.cbcnat.univasf.edu.br/

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