quarta-feira, 8 de junho de 2011

Molécula de açúcar no espaço pode abrir caminho para vida alienígena




Molécula de açúcar no espaço pode abrir caminho para vida alienígena

Pela primeira vez o Gliceraldeído, um açúcar básico, foi detectado longe




O açúcar orgânico, molécula que está diretamente ligada à origem da vida, foi detectado em uma região da nossa galáxia, onde planetas habitáveis ​​poderiam existir. Utilizaando o rádio telescópio IRAM na França, uma equipe internacional de cientistas descobriram esta molécula em uma região do espaço que é massiva em formação de estrelas, a cerca de 26.000 anos-luz da Terra.
"Esta é uma descoberta importante, primeira vez que o Gliceraldeído, um açúcar básico, tem sido detectado perto de uma região de formação de estrelas, onde os planetas que poderiam abrigar a vida possam existir", disse Serena Viti, uma das autoras da descoberta.
Gliceraldeído podem reagir para formar a ribose, um constituinte fundamental do ácido nucléico RNA, que se acredita ser a molécula central na origem da vida.
Gliceraldeído anteriormente só foi detectada perto do centro da nossa galáxia, onde as condições são extremas em comparação com o resto da galáxia. Mas sua descoberta em uma área distante do centro da galáxia em uma área conhecida como G31.41+0.31 sugere que a produção deste ingrediente chave para a vida pode ser comum em toda a galáxia.
Esta é uma boa notícia em nossa busca por vida extraterrestre, porque uma ampla gama de moléculas aumenta as chances de que outras moléculas essenciais à vida existam nas regiões em que planetas como a Terra podem existir.
O professor Keith Mason, chefe executivo do STFC, disse que "a descoberta de uma molécula de açúcar orgânico em uma região de formação de estrelas no espaço é muito interessante e irá fornecer informações extremamente úteis na busca por vida extraterrestre. Pesquisas como esta, combinado com a vasta gama de outros projetos astronômicos que envolvem pesquisadores do Reino Unido, estão em constante expansão a alavanca o nosso conhecimento do Universo, mantendo o Reino Unido na vanguarda da astronomia. "


Notas importantes:
[1] A ribose é uma substância usada pelo corpo para produzir o ATP — a fábrica de reposição da energia muscular. Sem a ribose, a capacidade do corpo de produzir ATP cai em até 50%, resultando em menos energia e, conseqüentemente, em uma exaustão prematura.
[2] O gliceraldeído é um composto orgânico sólido, cristalino e de sabor adocicado. É um intermediário no metabolismo dos carboidratos.

domingo, 5 de junho de 2011

I Simpósio de Química do Vale do São Francisco: "Química uma ciência interativa"

A sala de ciências de SESC Petrolina, em parceria com IF SERTÃO - PE  campus Petrolina , em  comemoração ao Ano Internacional da Química com as diversas áreas do conhecimento , realizará no período de 13 a 17 de Junho o I Simpósio de Química do Vale do São Francisco.


Público alvo: Estudantes, Professores ,Profissionais das diversas áreas e comunidade em geral.


Inscrições:

18 de Maio a 06 de Junho (com trabalho)
18 de Maio a10 de Junho  (ouvinte)

Informações:

SESC: 87/3866-7459
IF SERTÃO PETROLINA: 87/3863-2330
www.saladeciencias.xpg.com.br
www.ifsetao-pe.edu.br

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Congresso Brasileiro de Ciências da Natureza - Campus UNIVASF SENHOR DO BONFIM

Histórico do Evento


O Congresso Brasileiro de Ciências da Natureza surge na perspectiva de propiciar a discussão, reflexão e divulgação de pesquisas em ensino de ciências no Brasil. Essa primeira versão do evento é promovida no cenário na implementação do curso de ciências da Natureza da Universidade Federal do Vale do São Francisco- Univasf em parceria com o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Baiano – IFBaiano e a  Universidade do Estado da Bahia – UNEB.
O Curso de Ciências da Natureza da Univasf foi criado nos campi da Univasf de Senhor do Bonfim/BA e São Raimundo Nonato/PI com vistas a propiciar a melhoria do ensino de ciências na região do Piemonte Norte do Itapicuru na Bahia e na região da Serra da Capivara no Piauí, respectivamente, com base na interdisciplinaridade e na investigação. A partir da observação do alto índice de evasão e repetência dos alunos graduandos nas áreas das ciências exatas e naturais da Univasf pôde se perceber que grande parte dos discentes possui uma má formação na educação básica, o que gera muita dificuldade de aprendizagem principalmente nas disciplinas da área de exatas. Aferindo que os professores que lecionam ciências nas escolas de educação básica não possuem formação específica na área e assim percebendo a necessidade de formação para os professores ciências a Univasf operacionalizou a criação do curso de ciências da natureza através da secretaria de interiorização da Universidade, o REUNI. O lançamento do Congresso Brasileiro de Ciências da Natureza pela Univasf se dá de modo a proporcionar a consolidação dos cursos de ciências da natureza no Brasil e divulgar as pesquisas na área de ensino de ciências e subáreas.
O envolvimento do IF-Baiano na primeira versão do congresso Brasileiro de Ciências da Natureza se dá por sua própria natureza científica e tecnológica com base no desenvolvimento da pesquisa e ensino em ciências e tecnologia. Já o envolvimento da UNEB em participar da organização da primeira versão do curso de ciências da natureza se dá pelas pesquisas que são desenvolvidas na dada instituição de ensino superior que envolve as ciências exatas, naturais e da saúde.
Em virtude da necessidade de divulgar as pesquisas da área de ciências da natureza no Brasil e fortalecer os cursos de ciências da natureza no país o Congresso Brasileiro de Ciências da Natureza surge no seio do Piemonte norte baiano e conta com a presença de professores, estudantes e pesquisadores da área de ciências da natureza de todo o país.

Objetivo(s) do evento

Promover o intercâmbio científico e acadêmico entre os diversos professores e pesquisadores da área de ciências da natureza no Brasil cujos trabalhos se insiram na investigação da área de ciências da natureza e ensino de ciências.

Importância científica e/ou tecnológica do evento

O Congresso Brasileiro de Ciências da Natureza configura-se como espaço oportuno para o debate entre especialistas na área, apresentação de resultados de discussão conceitual, experimental e metodológica, fundamentais para uma reflexão profunda acerca da relação teoria e prática no ensino de ciências. A promoção do debate entre profissionais que atuam na educação básica, alunos de graduação e pós graduação e pesquisadores é fundamental para que, nesta troca de saberes, identifiquemos o ensino de ciências que desenvolvemos atualmente e possamos refletir sobre a formação do cientista,  a superação de possíveis lacunas e vislumbrar perspectivas para o ensino nesse campo disciplinar.
Embora as Ciências da Natureza tenha se constituído como um componente  disciplinar de caráter integrador para o ensino fundamental, é notória a dificuldade que os alunos que ingressam o ensino médio, ou mesmo a universidade encontram neste campo disciplinar. Assim, além de promover a visibilidade dos cursos de formação de professores em ciências da natureza, e sua importância para a melhoria da qualidade da educação, o Congresso visa estabelecer o intercâmbio entre diferentes profissionais, alunos e pesquisadores tendo em vista  contribuir para a superação da ciência enquanto disciplina que apenas decora e reproduz o que foi experimentado por outrem, a  visão do cientista como um gênio, alguém especial diferente de professores e alunos, e destacando a possibilidade de questionar, indagar, buscar respostas a questões diversas e assim perceber as ciências enquanto campo disciplinar dinâmico, integrador e fundamental para a formação do sujeito crítico e criativo capaz de contribuir para o desenvolvimento da nossa sociedade.
Público Alvo
Professores, estudantes e pesquisadores da área de ciências da natureza no Brasil cujos trabalhos se insiram na investigação da área de ciências da natureza e ensino de ciências.

 

Programação 

03.08.2011


18:00h - Solenidade de Abertura
20:00h – Conferência de Abertura

Tema: A Aprendizagem Significativa no Ensino de Ciências
Palestrante: Prof. Dr. Marco Antonio Moreira - UFRGS


04.08.2011
08:30h as 10:00h – Conferências
Tema 1: Formação de Professores e Ensino de Ciências
Palestrante: Profª. Drª. Anna Maria Pessoa de Carvalho - USP
Tema 2: A confirmar
Palestrante: Prof. Dr. Olival Freire Junior - UFBA

10:30h as 12:00h – Mesa Redonda

Estratégias para o Ensino de Ciências
Mapa Conceitual: Profª. Drª. Iramaia Jorge de Paulo - UFMT
Tecnologias de Informação e Comunicação: Prof. Dr. Marcelo Brito C. Leão - UFRPE
Resolução de Problemas: Profª. Drª.  Anna Maria Pessoa de Carvalho – USP
Mediador: Prof.

10:30h as 12:00h – Mesa Redonda
Abordagem Contextual
Profª. Drª. Izaura Santiago da Cruz-
UFBA
Prof. Dr. Olival Freire Junior - UFBA (a confirmar)
Prof. Dr.  Elder Sales Teixeira- UFBA/UEFS
Mediador: Prof.


14:00h às 18:00h Apresentação Oral nos Grupos de Trabalhos (GTs)

05.08.2011



8:30 as 10:15 - Mesa Redonda
O ensino e a Popularização das Ciências
Museu de Ciências: Prof. Dr. Antônio Carlos Pavão – UFPE/ABC
Educação Científica na região Nordeste: Prof. Dr. Antônio José Silva Oliveira - UFMA
Academia Brasileira de Ciências: Prof. Dr. Diogenes de Almeida Campos - ABC
Mediador: Prof. Doutorando Carlos Wagner Araújo Costa - UNIVASF

8:30 as 10:15 - Mesa Redonda
Meio Ambiente e Sustentabilidade
Física Ambiental: Prof. Dr. Sérgio Roberto de Paulo- UFMT
Geociência: Prof. Dr. João Adauto de Souza Neto - UFPE
Recuperação de áreas Degradadas:Prof. Dr. José Alves de S. Filho - CRAD/UNIVASF
Mediador: Prof. Doutorando Renato Garcia Rodrigues – UNIVASF
10:30h às 12:30h  Apresentação de Trabalhos na modalidade Pôsteres

14:00 às 18:00 - Oficinas


 MAIS INFORMAÇÕES ACESSE:http://www.cbcnat.univasf.edu.br/

sábado, 2 de abril de 2011

Eventos da ABQ 2011

ABQ - Associação Brasileira de Química

A ABQ reúne pessoas e instituições que lidam com a Química, visando a promoção e a difusão do conhecimento, da educação, da melhoria da qualidade de vida, através da Química.

FONTE: http://www.abq.org.br/

sábado, 26 de março de 2011

A Química na sua Vida!

                          
  Filme sobre como a Química atende às necessidades do mundo
*é criativa e constrói nosso futuro;
*inspira os jovens e enaltece a contribuição constante das mulheres para a ciência.

Este filme foi feito pela Associação Petroquímica Europeia
Veja a contribuição da Química aparecendo em muitos momentos da vida.

"A Química é a base da vida. Toda matéria encontrada no universo é composta pelos elementos químicos e sua combinação molecular, representada por desde gases vitais como o oxigênio e a amônia, até estruturas de enorme complexidade como o DNA e as proteínas.

Sua diversidade tem esplendor na natureza e nas inúmeras possibilidades de composição de materiais para as mais diversas aplicações, a exemplo de medicamentos, alimentos, novos materiais, ligas metálicas e energia."


Saiba mais sobre O Ano Internacional da Química no site Química2011


fonte: http://quimica2011.org.br/ Sobre o AIQ e YOUTUBE

quarta-feira, 23 de março de 2011

Árvore Genealógica da Química


Caso existisse uma árvore genealógica da Química, ela seria baseada na imagem acima. Como vemos, esta ciência possui ramificações que estudam compostos orgânicos e inorgânicos. Vejamos cada uma destas áreas em particular:


Química Analítica : como o próprio nome já retrata, esta área reserva-se à análise em laboratório. Existem dois tipos possíveis de análise, a qualitativa e a quantitativa. A primeira analisa as substâncias que se fazem presente em uma mistura, e a última determina a quantidade de tais substâncias em meio ao processo. Para o procedimento, são usados diversos instrumentos, como, por exemplo, soluções indicadoras de pH.


Bioquímica : ciência especializada em organismos vivos, ela aborda as reações químicas que acontecem no que se referem ao âmbito orgânico e molecular. Exemplo: o estudo envolve reações que ocorrem em seres vivos durante a digestão, metabolismo, respiração, etc. Tais organismos não podem ser vistos a olho nu, e por isso este tipo de análise é feita com a ajuda de microscópios.


Biotecnologia : ciência nova que se associa com a química para a criação de vegetais mais resistentes, animais geneticamente modificados, cura para doenças, etc. Consiste na aplicação da bioquímica para modificar material genético da flora e fauna.


Tanto a Bioquímica como a Biotecnologia são áreas que requerem também um conhecimento biológico para serem executadas.


Agora vamos falar das áreas mais tradicionais da Química, elas inclusive compõem os conteúdos disciplinares de Química, aplicados na esfera educacional.


Química Inorgânica : área da química destinada ao estudo de substâncias inorgânicas como minerais, sais, silicatos, etc. É uma ciência que aborda muitos compostos, com exceção daqueles que contêm carbono na composição.


Química Orgânica : agora sim, vamos tratar do estudo voltado para os compostos do carbono. A Orgânica trata especificamente das substâncias que contêm o elemento Carbono (C) na composição, e a cada dia, com as constantes descobertas, torna-se maior o número de membros desta classe.


Físico-química : envolve a compreensão das reações químicas, o estudo detalhado sobre como e por que elas ocorrem. Esta área é reservada para a análise das propriedades físicas e comportamentais das substâncias em meio ao processo.


Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola
 
fonte:  Brasil Escola

sexta-feira, 4 de março de 2011

Apresentação do Educa Blog na aula de Informática Aplicada no ensino da Química - IF Sertão / Petrolina


A equipe do Educa Blog foi convidada pela professora Lucimar Pacheco, para apresentar o EDUCA BLOG , na disciplina de Informática Aplicada no ensino da Química no IF- Sertão Pernambucano. Foi ensinado como criar um blog , pois o blog é uma ferramenta pedagógica riquíssima no ensino de Química. Agradecemos à professora pelo convite , como também aos alunos do 6º período pela colaboração.

Aprendizes do blog


Vitalina,Sandra,Lucimar e Iane
 
Professora Lucimar Pacheco, junto com os alunos aprendendo criar um blog



Alunas blogueiras 


Blogueiros em pose


Aluna criando seu blog



Sandra ensinando sobre o blog

Iane monitorando os alunos


Alunas criando seus blogs


Iane auxiliando as alunas


Laboratório de informática - If Sertão



Preliminares para foto


A turma blogueira



quarta-feira, 2 de março de 2011

A Química do Amor

                                                   Cupido usando o arco e a flecha impregnados de noradrenalina.

Você já ouviu esta frase: Rolou uma química entre nós! Será que existe mesmo uma explicação científica para o amor?

O sentimento não afeta só o nosso ego de forma figurada, mas está presente de forma mais concreta, produz reações visíveis em nosso corpo inteiro. Se não fosse assim como explicar as mãos suando, coração acelerado, respiração pesada, olhar perdido (tipo "peixe morto"), o ficar rubro quando se está perto do ser amado?

Afinal, o amor tem algo a ver com a Química? Na verdade O AMOR É QUÍMICA! Todos os sintomas relatados acima têm uma explicação científica: são causados por um fluxo de substâncias químicas fabricadas no corpo da pessoa apaixonada. Entre essas substâncias estão: adrenalina, noradrenalina, feniletilamina, dopamina, oxitocina, a serotonina e as endorfinas. Viu como são necessários vários hormônios para sentir aquela sensação maravilhosa quando se está amando?

A dopamina produz a sensação de felicidade, a adrenalina causa a aceleração do coração e a excitação. A noradrenalina é o hormônio responsável pelo desejo sexual entre um casal, nesse estágio é que se diz que existe uma verdadeira química, pois os corpos se misturam como elementos em uma reação química.

Mas acontece que essa sensação pode não durar muito tempo, neste ponto os casais têm a impressão que o amor esfriou. Com o passar do tempo o organismo vai se acostumando e adquirindo resistência, passa a necessitar de doses cada vez maiores de substâncias químicas para provocar as mesmas sensações do início. É aí que entra os hormônios ocitocina e vasopressina, são eles os responsáveis pela atração que evolui para uma relação calma, duradoura e segura, afinal, o amor é eterno!


Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola